sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Pesquisa na UFPI revela contaminação do solo


Um dos problemas urbanos mais graves da atualidade, sem sombra de dúvidas, é a questão do acúmulo de resíduos sólidos e a formação de lixões que contaminam o solo e constituem uma grave ameaça à saúde da população.

Há poucos dias, a Universidade Federal do Piauí (Ufpi) divulgou o resultado de uma pesquisa realizada por Ronaldo da Cunha Coelho, aluno do curso de pós-graduação em Química, no qual ficou provado a existência de material pesado nas áreas dos lixões de Teresina, como Cobre, Chumbo, Cromo e Zinco.

Realizada nos anos de 2008 e 2009, sob a orientação do professor-doutor Edmilson Miranda de Moura, do Departamento de Química da Ufpi, foi feita com a coleta de amostras do solo, água subterrânea e chorume na área do Aterro Sanitário de Teresina. Na realização do trabalho, Ronaldo Cunha Coelho contou com ajuda de técnicos da Embrapa Meio Norte.

Ronaldo Cunha Coelho descobriu que nos locais onde são depositados os resíduos hospitalares é maior a concentração de Zinco, Nitrato e Nitrito e que o acúmulo desse material é uma grave ameaça ao lençol freático daquela região.

Ele alerta que as áreas próximas do aterro estão todas comprometidas e que numa propriedade particular onde foi pesquisado o solo são preocupantes os níveis Cobre, acima do valor de prevenção, e de Zinco, já no limite máximo tolerado.

A conclusão dos pesquisadores é que a falta de manta de proteção e de controle adequado do chorume compromete “a qualidade dos aqüíferos, das plantas e solo” e que “é necessário estudos freqüentes sobre a biodisponibilidade dos metais pesados lançados na região do lixão.”

Blog José Olimpio redacao@tribunadopiaui.com.br

Nenhum comentário: